Páginas

21 de mar de 2011

Circo da Cultura


Blogueiros do Brasil: UNI-VOS em protesto contra a notícia ridícula que veio há alguns dias ali da Esplanada-Picadeiro dos Ministérios. A senhora digníssima cantora Maria Bethânia pediu – e levou – subsídios públicos no diminuto valor de R$ 1,3 milhão para financiar seu blog de poesia.

Só eu me sinto um bobo da corte e tive vontade de vestir um nariz de palhaço ao saber disso? Vejam bem: mantenho este blog apenas porque me divirto escrevendo sobre o que der vontade, nunca pensei nem em ter leitores, quanto mais em ganhar dinheiro fazendo isso! Não seria mal ganhar algum trocado fazendo algo que gosto e já faço mesmo, mas quem fizer um blog pensando em ganhos financeiros está no caminho certo pra sofrer uma profunda desilusão (a não ser, é claro, que você seja uma Bruna Surfistinha ou uma Bethânia da vida...).

Acho medíocre e criticável o fato de uma Bruna Surfistinha ter feito um blog e conquistado tantos leitores ao ponto de escrever livros, virar filme e hoje viver bem disso? Sim, acho... não critico a ela, de forma alguma! Ela está é certíssima! A crítica que faço é à mediocridade que impera mundo afora: blogs muito mais inteligentes e bem escritos, com assuntos relevantes, não têm nem 1 milésimo das visitas que o dela teve. Ponto pra ela que soube ganhar em cima, menos um ponto pra massa encefálica da população.

Porém, a famosa Surfistinha não teve a cara de pau e a falta de vergonha da senhora Bethânia. Aqui neste país nós, artistas, lutamos diariamente para conseguir realizar nossos projetos, a maioria não consegue viver de sua arte e precisa ter uma outra ocupação (eu mesma e pessoas que conheço já penamos muito para conseguir montar espetáculos em teatros... muitas vezes tirando dinheiro de nosso próprio bolso). É uma total imoralidade que, num país deste, uma pessoa que obviamente não precisa de recursos dos cofres públicos, recorra a isso para financiar um blog (HELLO!!! Quanto se gasta pra manter um blog??? Se eu precisasse gastar 1 real que fosse, meu blog não existiria!).

Pior do que a senhora Bethânia, só mesmo o Ministério da Cultura que colaborou com uma palhaçada destas né. Deviam mudar o nome para Circo da Cultura. E aproveitar pra mudar o nome de República Federativa do Brasil para República Picadeirística do Brasil.


***Aê galera do Circo, oops, Ministério da Cultura: será que vocês poderiam dar um financiamento de apenas, digamos, uns R$ 100 mil aqui pro meu bloguinho?...***