Páginas

29 de abr de 2011

dia da dança

O Dia Internacional da Dança é celebrado em de 29 de Abril. A data comemora também o nascimento de Jean Georges Noverre (1727-1810), precursor e criador do ballet moderno, formulador das bases cênicas da dança no século dezoito e autor das "Cartas sobre a Dança e os Ballets", livro fundamental até hoje para estudar a teoria e a prática da Dança.

A comemoração foi introduzida em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da UNESCO com o objectivo de despertar a atenção do publico em geral para a importancia da dança e incentivar governos a fornecerem um espaço próprio para a dança em todo o sistema de educação, do ensino infantil ao superior.

A dança tem sido parte integral da cultura humana em toda sua história, porém continua não sendo prioridade oficial no mundo. O professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior!). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública". Infelizmente, é esse o panorama para nós, artistas e amantes da dança.

Assim como a prática desportiva, a dança também pode ter um papel importante em melhorar a qualidade de vida das pessoas e sua auto-estima, além de dar a muitas delas um novo estímulo para continuar indo em frente ou para seguir outra direção. DANÇA é vida! É uma arte da qual, se um dia eu fosse privada a ter acesso, eu não saberia mais como viver...

Viva a Dança! Em todas as suas formas! Em todas as suas expressões!