Páginas

8 de mar de 2012

dia da mulher

Dizem que no dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857 e, apenas em 1975, a data foi oficializada pela ONU.

O objetivo com a criação desta data não era comemorar. Em muitos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é tentar diminuir o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito já foi conquistado, mas ainda há muito o que avançar.

Não deseje Feliz Dia da Mulher a ninguém – a data esvaziou-se do seu significado original e nada há a ser comemorado na existência de um dia que não deveria existir. Enquanto você dá uma rosa a alguém e lhe deseja Feliz Dia da Mulher, há um ser humano do sexo feminino (vários!) sofrendo algum tipo de violência, apenas e somente por ser mulher.

*****

Nota: Nosso Brasil, apesar de ser hoje a sexta economia do mundo, está entre os 25 países com maior número de feminicídios. Não vejo nenhuma vantagem ser uma das maiores economias do mundo e constar nesse tipo de índice (não vou nem falar na péssima infra-estrutura, na educação cambaleante e no sistema público de saúde falido... nem no fato de estarmos entre as grandes economias do mundo por sermos uma grande fazenda, oops, grande exportador de commodities...).


*****

"Uma mulher não pode ser ela mesma na sociedade atual, que é exclusivamente masculina, com leis criadas por homens e um sistema jurídico que julga a conduta feminina a partir de um ponto de vista masculino" Henrik Ibsen