Páginas

7 de mar de 2012

ECAD e a cobrança de blogs

Para aquelas pessoas que estão achando bizarro esse negócio do ECAD cobrar de um blog sem fins lucrativos por exibir vídeos do youtube e do vimeo, conto uma experiência minha com essa agência que supostamente existe para defesa da propriedade intelectual dos artistas.

Em 2008, eu trouxe a bailarina internacional Warda para ministrar um workshop e fazer um show aqui na cidade (alguns detalhes no blog do meu alter ego). Obviamente o show foi divulgado e, como se tratava de músicos tocando basicamente repertório AUTORAL e execução de músicas clássicas árabes de domínio público, não contactei o ECAD.

Para minha surpresa, fiscais da tal entidade apareceram no show para cobrança de taxa de direitos autorais e, como organizadora do evento, fui multada. Demorou um tempinho, mas acabei pagando o que supostamente devia ao ECAD.

Até hoje os músicos que tocaram repertório AUTORAL no evento não receberam seus direitos autorais e duvido que os árabes tenham recebido alguma coisa.

Nota mental: Preciso dizer que acho o ECAD uma balela e mais uma forma de alguém estar ganhando dinheiro em cima dos outros?...