Páginas

4 de abr de 2013

engodo para mulheres


Título alternativo: Não faça aula de defesa pessoal; compre spray de pimenta! 


Ontem surgiu uma pequena discussão nesse post (recomendo a leitura dos comentários). Tal troca de impressões me fez pensar... Porém, continuo com a mesma opinião: fazer apenas um cursinho rápido qualquer de defesa pessoal é jogar dinheiro fora. Se for para surpreender um estuprador, é mais útil usar um spray de pimenta e sair correndo. Fim.

VIDA BASEADA EM MEDO

Homens podem até achar paranóia certos cuidados e, nesse caso, aconselho a leitura de 50 Actual Facts About Rape e posterior reflexão sobre o assunto. 

A verdade é que todos os seres humanos correm o risco de serem assaltados, espancados, seqüestrados... E sim, eu penso em todas estas coisas quando: evito certos lugares; procuro estacionamento em locais iluminados e nos quais eu consiga visualizar tudo ao redor; prendo o cabelo e me enfeio propositadamente para comprar algo à noite; só vou em farmácia 24hs se ela estiver em local movimentado; ando a pé prestando atenção em cada movimento ao alcance dos olhos e ouvidos; não pego carona com quem não conheço; ando no banco de trás do taxi segurando uma butterfly, preparada para cortar jugular se for o caso; etc. Porém, a primeira coisa que eu penso e que me faz tomar todos estes cuidados chama-se ESTUPRO.

De qualquer forma, me recuso a dizer que a minha vida é baseada em medo já que a maior parte das 24hs de um dia são vividas sem todos os cuidados acima e, se for para basear a minha vida em medo, acho melhor ficar logo trancada em casa e arranjar alguma Síndrome do Pânico. Além disso, não acho que todos os seres do sexo masculino são estupradores em potencial – a maioria não é.

SOCOS E CHUTES

A verdade é que, em geral, um homem não está preparado para a reação e/ou a agressividade de uma mulher. E, em geral, estupradores não usam armas de fogo. Há muitos relatos de mulheres que se livraram de situações de estupro com um único soco ou chute, com uma postura agressiva – os agressores se assustam e fogem ou as mulheres têm tempo de fugir. 

A verdade também é que, em geral, mulheres não sabem dar socos e chutes de forma correta. Noções de como fazer isso podem ser aprendidas em uma única aula ou um mini curso de defesa pessoal? Sim, podem. É melhor fazer uma única aula do que nenhuma? Talvez. No entanto, se for para surpreender um agressor, assustá-lo e fugir, acho mais útil comprar um spray de pimenta do que investir dinheiro em um cursinho de defesa pessoal.

Algumas aulas de defesa pessoal podem até dar alguma noção de como dar um soco, um chute, uma joelhada. Essas aulas, entretanto, não te farão dar soco e/ou chute forte o bastante para machucar ou derrubar alguém e, além disso, socos e chutes dados de forma incorreta podem machucar quem os desfere, não quem os recebe (torci o tornozelo em janeiro passado dando um chute em um saco de areia... e eu sei chutar). Essas aulas podem dar alguma noção de como imobilizar alguém ou torcer o braço desse alguém, mas para fazer estas coisas de verdade, é necessária prática e para praticar é necessário tempo.

Então a pessoa vai lá, faz um cursinho de defesa pessoal, acha que sabe se defender e, um belo dia, é atacada. Vai fazer o quê? Dar um soquinho meia boca e sair correndo? Imagine que essa pessoa é gorda, sedentária, velha... qualquer opção sem muito preparo físico. Vai fazer o quê? Cadê força de explosão muscular para reação bem rápida e sair correndo na arrancada para não parar enquanto não estiver bem longe do agressor? Cadê o fôlego pra continuar correndo?

Já deu para entender porque acho mais útil comprar um spray de pimenta do que fazer um cursinho rápido de defesa pessoal ou preciso desenhar mais?

ARTES MARCIAIS

Sinceramente, em vez de um cursinho de defesa pessoal, é melhor gastar tempo e dinheiro praticando alguma arte marcial por pelo menos 1 ano. Ninguém precisa virar lutadora ou esportista para isso. Basta escolher alguma e ir em frente (para mulheres e visando se defender, eu recomendaria o Krav Magá).

A prática de luta deve ser um hábito e, quanto mais se pratica, mais força e habilidade, destreza, rapidez, etc. Na maioria dos casos, uma aula de defesa pessoal não fará ninguém ter uma reação rápida, eficaz, instintiva. Até mesmo observar o agressor e prever sua movimentação para, então, defender-se, leva tempo e se aperfeiçoa com o tempo. A prática de lutas deveria, inclusive, ser estimulada para as meninas ganharem autoconfiança e domínio de seu corpo, para perceberem que podem bem mais, fisicamente, do que imaginam.

Dificilmente alguém que não domina a própria força e o próprio corpo e, portanto, não sabe como usar a força do agressor e os golpes dele em seu favor, vai sair de uma situação de confronto. Usar golpes corretamente, além de manter a calma, o sangue frio e a concentração não são coisas que se aprendem em um curso de defesa pessoal de curta duração. Pegar noções de defesa pessoal e, na vida real, não saber usar estas noções? É melhor comprar um spray de pimenta! Ademais, dependendo da pessoa, algumas aulas de defesa pessoal podem, na verdade, passar uma falsa sensação de segurança.

Isso não é menosprezar aulas de defesa pessoal. Sim dizer que técnica sem prática não garante nada e não torna reações instintivas para que alguém saiba se defender automaticamente, sem precisar pensar no que vai fazer e, dessa forma, sem dar tempo ao agressor para que ele reaja à sua reação.

PARALELO

Apesar de lá no tal post terem me dito que esta é uma comparação de coisas incomparáveis, a usarei aqui por discordar e achar que sim, são coisas comparáveis e o que muda é apenas a arma utilizada.

No caso de artes marciais usadas como auto defesa, na maioria dos casos a arma é nosso próprio corpo. No entanto, há pessoas que compram armas de fogo para defenderem-se. Fazer um curso de tiro é o bastante para saber manejar bem uma arma? Saber o momento de usá-la? Manter o sangue frio? Concentrar-se para acertar o tiro? Evitar usá-la? Melhor comprar um rottweiller para defender sua casa do que uma arma né... (ou, no caso, melhor comprar um spray de pimenta!)