Páginas

27 de set de 2013

Direitos Humanos para Dummies

Muito cansada de ouvir pessoas gritando aos quatro ventos que "Direitos Humanos é defender bandidos", pensei em fazer um pequeno guia desse assunto - direcionado, obviamente, para idiotas e ignorantes. Só que isso daria um trabalhão e ainda corria-se o risco de ficar com linguagem acadêmica - vício de quem estudou esse assunto academicamente.

Deixo, então, uma pequena listinha:
- liberdade de crença
- liberdade de expressão e informação
- liberdade de ir e vir
- direito a votar e ser votado
- direito a não ser discriminado
- direito a trabalho digno
- direito à educação e à saúde
- condenação da tortura, do racismo, da escravidão, do genocídio
- direito ao lazer
- direito ao devido processo legal

Todas essas coisas - e outras tantas - são direitos humanos, assim como o direito básico à vida (digna) e quase todos os incisos que se encontram no Artigo 5º da nossa Constituição... e olha só, atualmente tem a dita cuja online - se não for uma lesma preguiçosa, pode ler o artigo 5º e a Constituição inteira AQUI.

Se quiser largar sua preguiça um pouquinho para entender o básico sobre o que são Direitos Humanos em nível internacional, nessa seção A ONU e os Direitos Humanos tem uma boa introdução ao tema. Saindo um pouco do básico, AQUI tem o trabalho internacional por temas, comitês e países.

Para terminar o breve guia de Direitos Humanos para Dummies, assista ao video abaixo - e não deixe de ler a descrição do vídeo.



Se nada disso te interessar e você preferir continuar dizendo que direitos humanos servem para defender bandidos... meus pêsames. Melhor se alistar como seguidor do Feliciano, Bolsonaro, Malafaia e outras aberrações e, claro, continuar lendo a Veja.