Páginas

28 de abr de 2014

livrinho infantil sobre gêneros

Uma amiga, recentemente, lançou o livrinho "GÊNEROS: Identidades e Orientações Sexuais" – é, como ela mesma diz, apenas um livro, e como tal é livre. Não se trata de uma cartilha escolar e nenhuma criança será obrigada a lê-lo (infelizmente, pois esse tipo de leitura deveria ser obrigatória para evitar que cresçam tantos adultos preconceituosos que desrespeitam, pura e simplesmente, outras pessoas...).




O livro explica algumas coisas em linguagem simplificada, inteligível para crianças. Antes de jogá-lo na fogueira, as pessoas deveriam lembrar-se disso. Outra lembrança: lê quem quer. No livro, a explicação, tanto genética quanto de teoria de gênero, não é dada em profundidade. Nem deveria, visto que o público alvo não tem ainda capacidade de compreender uma linguagem mais complexa.




Teorias genéticas e de gêneros são mais profundas – isso não significa que não se possa plantar a sementinha, nas crianças, que as leve a respeitar diferenças quando crescerem (ou mesmo que as leve a ter interesse de estudar tais teorias com mais profundidade no futuro). Para que haja respeito não é necessário entender teorias em profundidade: só é necessário desconstruir esse modelo heteronormativo que invisibiliza e desrespeita tudo que não cabe nele.




Isso não é dar aula de gayzismo às crianças – como dizem alguns por aí (seja lá o que gayzismo significa - não achei a palavra no dicionário). Nem é disponibilizar material pornográfico (sorry, a internet faz isso...rs...), tampouco é ensinar promiscuidade (sorry, a vida ensina...rs...). É apenas ensinar que todas as pessoas merecem respeito: ao próprio corpo, à própria identidade e ao próprio desejo. E se você, adulto, ainda não entende que todos merecemos respeito, por gentileza leia o livrinho: de repente, desenhando em linguagem simples, você consiga entender.




Download do livro para impressão e encadernação livre AQUI.






todas as imagens são do livro - copyright @daiarafigueroa